Arquiteto constrói um X-Burguer de cinco andares em um McDonald's

Cincero do Nassimento, de 29 anos, pode enfim aplicar seus conhecimentos sobre arquitetura para erigir, ontem a noitinha, um espetacular X-Burguer de cinco andares no estabelecimento da rede McDonald's onde trabalha como chapeiro. O jovem acredita que sua obra é um exemplo de arte efêmera.

- "Fazia tempo que vinha planejando um Big Mac de estilo desconstrutivista. Algo que partisse dos trabalhos de Eisenman e sua eterna dialética entre a presença e a ausência, o sólido e o vazio", explica este jovem de Pindamonhangaba enquanto "projeta" algumas batatinhas fritas que seus colegas reclamam com insistência.

  - "Já vai, já vai caralho! Vai tirar a mãe da forca?", grita o dedicado arquiteto, argumentando que a arquitetura é "um contínuo 'work in progress'".

Trabalha com
a ajuda de um
engenheiro civil

Cincero considera que, com os materiais dos quais dispõe no McDonald's, pode desenvolver uma complexa rede de sanduíches com bacon "e de rápida construção graças à enorme ductilidade dos isolantes que utilizo: basicamente alface fresca e maionese".

Para ele, a rapidez necessária na sua rotina de trabalho não é mais que um incentivo:

- "Não existem mais os grandes projetos de longa gestação. Aqui temos que desenhar estruturas que se sustentem em menos de três minutos, integrando a improvisação no sistema de trabalho", assegura.

Enquanto fala, seu "já mítico" X-Burguer de cinco andares está sendo destruído lentamente por um dos clientes.

- "Ele começou por baixo, minando os alicerces. Não é a melhor forma, mas ele logo vai descobrir isso", afirma o jovem arquiteto, que não sente frustração alguma "porque a paisagem urbana está em constante mutação, substituindo o novo pelo velho", diz.

Cincero diz que, com seu colega Luis, engenheiro civil, Ph.D. em Materiais de Construção, com seis anos de experiência nos Estados Unidos, "pesquisamos uma nova mistura de maionese e catchup que aumente a resistência das construções".

O trabalho de ambos é permanentemente supervisionado por Claudia, doutora em química com uma tese sobre a caracterização de polímeros fotocondutores mediante cromatografia com detecção múltipla, técnicas de fluorescência, mecânica e dinâmica molecular. Ela é a encarregada de que as misturas não deteriorem o sabor do conjunto.

- "Aqui neste McDonald's temos mais talento que em qualquer USP e por isso os clientes voltam uma vez e outra", explica Claudia, que sonha em trabalhar em algum restaurante americano.   - "Nosso nível não tem nada a invejar dos profissionais lá de fora. Devemos ficar orgulhosos disso. Eu sou brasileira com orgulho...", diz com a voz embargada e os olhos marejados.

O caso de Cincero do Nassimento é só mais um exemplo entre centenas. Não é incomum encontrar formandos em engenharia, administração, direito, entre os pleiteantes dos concursos públicos para gari pelo país.
Este texto é ficcioso, apenas uma brincadeira nonsense. Por favor, não vá sair por aí publicando-o como se tratasse de uma notícia real

Related Post

Previous
Next Post »