Especialistas atribuem o temor e a insatisfação dos investidores ao mau desempenho nas vendas do tablet Surface RT. O produto, do qual se esperava o início de uma nova fonte de receitas, representou um prejuízo de US$ 900 milhões para a Microsoft no último trimestre. Além disso, a divisão de Windows também vem caindo ao longo dos anos, em uma média de 6% a cada 12 meses.
O valor de mercado da Microsoft caiu de US$ 294 bilhões para US$ 261 bilhões em apenas um dia, uma perda considerável mesmo para os padrões de uma grande empresa. O valor individual das ações caiu de US$ 35,44 para US$ 31,40.
Hora de arregaçar as mangas
Queda brusca nas ações da Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)Muito provavelmente a Microsoft já previa que a divulgação de resultados ruins acabaria ocasionando em uma queda em suas ações. É um movimento natural do mercado. Entretanto, a expectativa agora é em relação a quais medidas a empresa deve adotar para que a lucratividade volte a aumentar.
Uma grande reestruturação já havia sido anunciada pela companhia no início do mês de julho. A Microsoft pretende tirar o foco dos softwares e passar a concentrar a sua estratégia em dispositivos e serviços empresariais. Produtos como o Skype e o Xbox One devem ganhar mais importância dentro da empresa.
O Windows deixará de ser o carro-chefe da empresa e é provável que ele seja remanejado para alguma outra divisão. A medida ainda está em discussão, mas mesmo a Microsoft não acredita que o Windows possa sobreviver na liderança por muitos anos tendo como rivais as plataformas Android e iOS.
Fonte: Mashable