
É extremamente importante apresentar o aparelho dessa forma, tornando-o quase irresistível para fazer com que o consumidor desembolse seu dinheiro. O mesmo processo acontece com fotografia de moda e de alimentos, sempre fazendo o possível para deixar o conteúdo muito atraente.
Mas como essas imagens são produzidas? Qual é o processo que leva uma ideia até a capa de uma revista? Vamos abordar alguns aspectos da fotografia de produto para mostrar como é produzido o kit de mídia das principais fabricantes do mundo da tecnologia.
Processo longo e meticuloso
Engana-se quem pensa que a fotografia de um produto é apenas fruto da captação de imagem de uma câmera. Todo o processo de criação das imagens de divulgação de um aparelho começa no conceito do gadget. Seu tamanho, utilização e formato influenciam diretamente em como ele será anunciado.Por exemplo: um gadget com caneta stylus, como os da linha Galaxy Note da Samsung, pede imagens de divulgação da ferramenta. Por isso, é preciso pensar em combinações que exibam a utilização da caneta e seu tamanho em relação ao aparelho.
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O próximo passo é entrar em estúdio. A fotografia de produto precisa de diversos elementos que possam compor a imagem — e o melhor fotógrafo é aquele que faz de tudo para diminuir o processo de pós-produção.
Apenas um fundo infinito não é o suficiente. Você precisa de iluminação artificial poderosa, rebatedores e difusores aos montes e muita paciência. O fundo infinito para produtos é elevado, para ficar na altura do fotógrafo. Normalmente, ele tem um fundo translúcido, que permite que você brinque com a iluminação para adicionar ou remover sombras. A luz pode vir de todos os lados, inclusive por trás do fundo infinito.
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Pós-produção é essencial
A fotografia de produto tem a pós-produção como um de seus principais processos. É claro que o trabalho de estúdio e a captação de imagem são muito importantes, mas existem detalhes tão específicos que não podem ser solucionados apenas com a câmera e um bom trabalho de iluminação.No caso dos gadgets, o principal ponto é a imagem da tela. A foto é feita com o aparelho desligado, e os screenshots específicos são adicionados depois. Isso porque é impossível captar todos os detalhes com a câmera, já que é preciso uma configuração de abertura e velocidade especial para pegar as imagens da tela e outra para o aparelho em si — e, mesmo que fosse possível fazer tudo de uma só vez, seria impossível obter a imagem com a qualidade necessária para a divulgação do gadget.
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Outro ponto importante da pós-produção é realçar os detalhes dos aparelhos, dando um brilho extra em partes cromadas, fortalecendo cores de botões e iluminação, além de fazer com que o aparelho fique o mais perfeito possível, instigando o consumidor a comprá-lo.
Peter Belanger: o mago da Apple
Peter Belanger é o fotógrafo oficial dos produtos da Apple. iPhone, iPod, iPad, Mac Mini, Macbook e todos os gadgets da empresa passam pela mão do artista para que ele possa gerar suas imagens oficiais, que vão correr o mundo logo após o lançamento de cada item.Abaixo, você pode conferir todo o processo de criação até a imagem parar na capa de uma revista. O trabalho produzido pela Macworld mostra a complexidade e a riqueza de detalhes que um fotógrafo como Belanger precisa explorar até ter a sua imagem final publicada.