A ideia da T-Mobile é fazer você pagar pelo aparelho semestralmente o mesmo valor que pagaria um novo cliente (nos EUA, os smartphones geralmente são vendidos com planos de fidelidade de dois anos por um preço bem menor que um desbloqueado).
730 dias de espera
Pelas regras, você deverá entregar seu smartphone funcionado e sem marcas graves (como uma tela quebrada). Aparelhos defeituosos também serão aceitos, mas será cobrada uma taxa que varia entre 20 e 170 dólares.O plano custa 10 dólares por mês e vai incluir uma taxa contra roubos e acidentes. De acordo com a empresa, o período de dois anos de contrato é muito grande para o consumidor: “são 730 dias assistindo a novos lançamentos”, diz a T-Mobile.
Vale a pena?
Mas será que o plano realmente vale a pena? Nas contas da reportagem da Folha de S. Paulo, apenas para os clientes que costumam trocar de aparelho anualmente. Quem costuma esperar mais de um ano sairá em desvantagem.A T-Mobile vende o iPhone 5 de 16 GB por US$ 146 de entrada e US$ 21 mensais. O valor representa cerca de R$ 615 depois de um semestre e R$ 1.470 após as 24 parcelas.
Isso significa que, caso o próximo celular da Apple custe o mesmo, ter sempre o iPhone mais novo custaria anualmente 518 dólares (cerca de R$ 1.171). O aparelho desbloqueado custa US$ 650.
De acordo com a T-Mobile, a maioria das pessoas que compram um smartphone novo adquire um seguro, o que custa aproximadamente o mesmo que aderir ao novo plano, tornando a escolha “óbvia”.
Fonte: Folha de S.Paulo