A Hello Research entrevistou mil pessoas, em 70 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país. (Foto: iStock)
Embora sejam cada vez mais expressivos os esforços na conscientização quanto à importância da prática de atividades físicas, 66% dos brasileiros não possuem o hábito de fazer exercícios, mesmo que esporadicamente.A alarmante porcentagem foi auferida numa recente pesquisa desenvolvida pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research. A agência entrevistou mil pessoas, em 70 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país.
Se o número de sedentários foi surpreendente, mais preocupante é o quadro quando tratamos apenas das mulheres. Do total de entrevistadas, 76% assumiram o sedentarismo. Na ala masculina, a porcentagem de sedentários, apesar de menor também não é nada animadora: 55% dos homens entrevistados afirmaram não praticar exercícios físicos.
A pesquisa apontou também uma grande diferença da prática esportiva entre entrevistados de faixas etárias diferentes. Enquanto no grupo de entrevistados de 16 a 24 anos, 52% afirmaram não serem adeptos da atividade física, nos entrevistados de 60 anos ou mais essa porcentagem sobe para 76%.
O grau de escolaridade é outro fator bastante relevante para a ocorrência ou não do sedentarismo. O grupo que possui alguma formação universitária apresenta 58% de sedentários enquanto o grupo que não tem nenhuma escolaridade ou primário incompleto soma 83%.
Entre as atividades físicas mais praticadas, a corrida ou caminhada aparece como a preferida pelas mulheres com 56% e o futebol lidera entre os homens com 69% da preferência.
Yahoo
Assinar:
Postar comentários (Atom)