Os carros de autocondução do Google concluíram recentemente 300 mil milhas de test drives, o equivalente a cerca de 482 mil quilômetros, sob uma “ampla gama de condições”. Toda a distância foi percorrida sem nenhum tipo de acidente. No passado, o projeto tinha se deparado com alguns imprevistos, mas apenas com seres humanos ao volante.
Os números brasileiros também não são muito lisonjeiros. O país, que tem um acidente a cada 30 segundos, ocupa o quinto lugar no ranking de mais violentos no trânsito da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O projeto Google utiliza exemplares do híbrido elétrico Toyota Prius equipados com uma gama de câmeras, sensores de radar e medidores de distância para orientar-se em relação ao restante do tráfego; o software sofisticado usa o Google Maps para navegar as rotas. Uma dupla de pilotos humanos está sempre nos carros, pronta para assumir em caso de algum problema, embora o Google afirme que a partir de agora vai começar a usar apenas um ser humano por carro. A empresa também acabou de adicionar um Lexus RX450h à sua frota.
Dentre diferentes caminhos já percorridos pelo projeto, o carro já passou por Santa Monica, em Los Angeles, por Lombard Street, em San Francisco, famosa por suas curvas sinuosas, já cruzou a ponte Golden Gate, navegou pela Pacific Coast Highway e chegou até o lago Tahoe.
Então, o Google tem um bom motivo para se orgulhar. A gigante da tecnologia está nos levando para mais perto do dia em que seremos capazes de sentar, relaxar e fazer palavras cruzadas durante nossos trajetos diários. Mas a empresa admite que esse dia não está tão perto assim.
“Para fornecer a melhor experiência que podemos, vamos precisar dominar estradas cobertas de neve, interpretar avisos de construção temporários e lidar com outras situações difíceis que muitos motoristas encontram”, escreve Chris Urmson, engenheiro-líder da equipe do Google Driverless Car, em um post no blog do projeto. “Por enquanto, nossa equipe permanecerá nos bancos do condutor, pronta para retomar o controle caso necessário”. [Mashable]