Prefeitura faz 'mutirão' para recolher lixo em Ferraz de Vasconcelos, SP


Com ruas tomadas pelo lixo que se acumula há semanas, a cidade de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo, está recebendo um mutirão de emergência a partir desta quarta-feira (2). Em seu primeiro dia útil de mandato, o novo prefeito Acir Filló (PSDB) ajudou nesta coleta, recolhendo o lixo que se acumulava na esquina da rua da prefeitura, no bairro Romanópolis.
Engravatado e com luvas de coletor de lixo, Filló disse que “isto não é demagogia, é dar o exemplo”. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Franco Douglas, quase toda a frota de caminhões basculantes está fora de uso. “Dos dez caminhões que a prefeitura tem, sete estão quebrados. Estamos usando também caminhões que têm outras finalidades, como poda e limpeza, para ajudar a coletar todo o lixo. Para piorar descobrimos hoje que não há óleo diesel para abastecer os veículos, já que o fornecedor cortou o combustível por falta de pagamento”, explica. O novo prefeito disse que a cidade deve estar limpa novamente de dez a 20 dias. O roteiro da coleta começou no bairro Romanópolis e deve seguir até o Centro da cidade.
lixo jogado em ferraz (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Moradores do Parque São Francisco estão jogando
lixo no canteiro de uma praça do bairro (Foto: Pedro
Carlos Leite/G1)
Lixo nas ruas
Não é difícil encontrar sacos e mais sacos de lixo amontoados em calçadas, sarjetas e até em praças em vários bairros da cidade. No bairro Parque São Francisco os moradores estão usando o canteiro de uma praça para depositar o lixo. No momento em que o G1visitava o local, a dona de casa Luiza Araújo trazia sete sacos de lixo. “Isso aqui é lixo de 15 dias que tenho em casa. Desde que o ex-prefeito, Jorge Abissamra, perdeu a eleição não está passando o caminhão de coleta. Vamos ver se o prefeito novo vai resolver”, conta.
A empregada doméstica Silvana Saldanha também reclama. “Já colocaram fogo no lixo que estava na rua. Foram vândalos que fizeram isso”. Também morador do Parque São Francisco, Reinaldo Alves explica que o lixo se acumula na praça porque não há outra escolha. “As lixeiras estão todas cheias. Faz mais de um mês que não aparece caminhão para recolher”, afirma o ajudante de pedreiro.
Temos dívida de mais de R$ 300 milhões de reais. A situação é de caos administrativo e organizacional
Acir Filló, prefeito de Ferraz de Vasconcelos
Dívidas da Prefeitura
“É a Líbia pós Kadhafi o que estamos encontrando em Ferraz”. Assim Acir Filló resume a situação da prefeitura após o mandato de Jorge Abissamra (PSB). Em entrevista em seu gabinete, o novo prefeito afirma que o estado da prefeitura é “deplorável”. “Temos dívida de mais de R$ 300 milhões, entre INSS e empresas fornecedoras. Os salários de dezembro não foram pagos a ninguém. O caso é delicado e a situação é de caos administrativo e organizacional”, afirma Acir Filló.
“A prefeitura está falida. Hoje os secretários estão analisando a situação de suas pastas e em uma ou duas semanas já teremos soluções para boa parte dos problemas. Todas as contas serão pagas. Queremos recuperar a credibilidade politica de Ferraz”, frisa o prefeito, que avisa que parte dos funcionários da prefeitura serão demitidos. “Faremos demissões, não perseguindo, mas enxugando a máquina pública”.
Quanto à coleta de lixo, ele afirma que quer profissionalizar o serviço. “Os coletores não usavam luvas e estavam expostos a todos os perigos”, explica.
caminhão de lixo quebrado (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Detalhe do para-choque quebrado de um dos cami-
nhões de lixo da cidade. Estado da frota é "precário",
segundo prefeitura (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Reunião com governador
A agenda do prefeito nesta quarta-feira incluía uma reunião com o governador, Geraldo Alckmin, em São Paulo. Na pauta, temas como saúde e segurança. “Vamos pedir a implantação de um batalhão da Polícia Militar na cidade. Mogi das Cruzes e Suzano têm. Nós fazemos divisa com São Paulo, somos o 'para-choque' da região. Também vou pedir para trocar a direção administrativa do Hospital Regional, fazer reestruturação e contratar mais médicos”. Outros assuntos  que devem ser tratados são a conclusão da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pedido de implantação de um restaurante Bom Prato na cidade.
Outro lado
O ex-secretário de Comunicação de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Campos, informou que as dívidas deixadas são "normais" porque toda prefeitura tem débitos e nenhum prefeito acumula essas dívidas.
Quanto ao lixo, Jorge Campos disse que a antiga administração contratou um serviço emergencial e que vários caminhões foram colocados nas ruas.

Related Post

Previous
Next Post »