Se você já precisou ajudar alguém ou receber assistência por meio
de acesso remoto sabe como esse recurso pode ser realmente útil. Porém,
não há muitas opções de programa para proporcionar esse tipo de auxílio
para quem precisa realizá-lo para um iPhone ou iPad, por exemplo,
dificultando o procedimento nesses casos.
No entanto, recentemente uma aplicação já conhecida para
computadores, o Soluto, passou, também, a oferecer suporte para os
dispositivos móveis da Apple. Embora no momento as funções ainda sejam
um pouco restritas, já há diversas operações que podem ser realizadas em
um iPhone ou iPad a partir do computador.
Abaixo, preparamos um tutorial explicando como configurar o Soluto e quais as possibilidades oferecidas pela ferramenta.
Pré-requisitos:
- Soluto instalado no seu computador;
- Criação do perfil no iPhone ou no iPad.
Instalando o Soluto no computador
O primeiro passo para você utilizar o programa, após fazer a sua instalação é acessar a página do desenvolvedor e
criar a sua conta.
Você conta com quatro opções para realizar o procedimento, sendo
possível tanto cadastrar um email e uma senha quanto utilizar o seu
login do Facebook, da Google ou a conta da Microsoft (Live ID).
Uma vez realizado o cadastro, você é redirecionado para o seu painel
de controle do Soluto. Ali, você deve iniciar o processo adicionando o
seu computador. Se você já tiver feito o download e a instalação do
programa e tudo correu conforme o esperado, você pode pular essa etapa.
Caso ainda não tenha realizado, comece clicando no botão “Add
PC/iPhone/iPad”.
Em seguida, escolha a aba “Windows” e selecione um dos métodos disponíveis para realizar o download da aplicação.
Agora, basta realizar o processo de instalação normalmente e identificar o computador que você utiliza nesse momento.
Ao final da operação é necessário aguardar alguns instantes para que o
seu computador seja adicionado na lista de dispositivos do Soluto.
Quando o procedimento for concluído, ele passa a ser listado na tela.
Criando o perfil no iPhone ou iPad
Agora que você já montou a sua conta e adicionou o computador
corretamente aos seus dispositivos, está na hora de criar o perfil no
seu iPhone ou iPad. Para isso, acesse o seu painel administrativo e
clique em “Add PC/iPhone/iPad”.
Então, escolha a aba “iPhone/iPad” e identifique se o dispositivo é
seu ou se você vai adicionar um aparelho para o qual vai prestar
suporte. Em seguida, defina se o link de instalação deve ser enviado por
email (indicando o endereço de correio eletrônico) ou SMS (é necessário
preencher o número do telefone). Quando tudo estiver pronto, clique em
“Send”.
Observação: caso você adicione um iPhone ou iPad próprio, logo ao identificá-lo o email já é automaticamente preenchido.
Em seguida, acesse o endereço de correio eletrônico cadastrado por
meio do seu iPhone ou iPad e entre na mensagem recebida. Nela, basta
clicar em “Install” e seguir as etapas indicadas na tela para concluir o
processo de criação do perfil no aparelho.
Ao final da operação, o seu iPhone ou iPad deve estar presente na
lista de dispositivos no seu painel de controle do Soluto. Então, basta
clicar no ícone representando o aparelho para acessar as opções
disponíveis.
O que eu posso controlar?
Até o presente momento, você pode ver detalhes do aparelho, como o
nome do dispositivo, o espaço total para o armazenamento (bem como
aquele que está ocupado e livre). Há também como verificar se o sistema
operacional está atualizado e configurar as opções disponíveis para o
caso de você estar viajando.
É possível, também, ligar o mecanismo de segurança disponível,
fazendo com que uma senha seja solicitada no aparelho. Caso você ainda
não possua essa combinação definida, é pedido pelo aplicativo que você a
defina. Nesse setor, é possível definir o nível de proteção desejado,
configurando alguns itens.
Nele, você pode indicar a complexidade da sua senha e escolher se o
dispositivo deve ter os seus dados completamente apagados caso a
combinação seja inserida de maneira errada em um número determinado de
tentativas. Há, também, como personalizar o tempo para ser exibida a
tela de bloqueio e em qual intervalo de tempo inativo deve ser
solicitada a senha para abrir novamente a home do seu aparelho.
Caso o seu aparelho seja roubado, você pode ativar o bloqueio do
mesmo, clicando em “Lock now” no setor presente no canto superior
direito do seu painel administrativo. A função para limpar dados
remotamente ainda não está disponível, mas deve ser implementada em
breve.
Por último, você pode buscar e instalar aplicações existentes na App
Store. Até o momento, há apenas a opção para realizar esse procedimento
com apps gratuitos, pois ainda não foi implementado suporte para efetuar
o pagamento de programas no Soluto.
Futuramente, o desenvolvedor pretende incluir outras funções para
serem realizadas por acesso remoto como a configuração de contas para o
aparelho e de email, o gerenciamento de redes WiFi, entre outras opções.