É verdade que dieta não reduz a quantidade de células de gordura?

“Li uma reportagem sobre dieta que dizia que mesmo emagrecendo muito , nossas células de gordura não diminuem a quantidade. Isso é verdade?” Elisângela M. Santana
Isso é verdade sim, Elisângela. Estudos publicados em uma revista científica, garantem que o número de células de gordura (adipócitos) é definido até aproximadamente 20 anos de idade. Depois disso, nada é capaz de diminuir essa quantidade, nenhuma poderosa dieta e nem mesmo uma redução de estômago. A quantidade de adipócitos acumulada nos primeiros vinte anos de vida é determinada principalmente pela genética e hábitos alimentares. Nosso corpo já é programado para ter uma quantidade de células de gordura por toda a vida, algumas pessoas têm mais e outras, as mais gordinhas, tem menos. Nenhuma dieta vai mudar isso, nem mesmo lipoaspiração, pois uma vez as células foram retiradas, o organismo dá logo um jeito de produzir a quantidade de adipócitos perdidos no procedimento.
Quando emagrecemos, parece que perdemos as células de gordura, mas na verdade elas apenas perdem volume, mas continuam lá. Além disso, todos os anos, 10% das células de gorduras são renovadas, sempre na mesma quantidade e estas possuem uma incrível capacidade para aumentar de tamanho. É por isso que mesmo depois de fazer uma boa dieta que nos deixou com um corpo magro, é fácil recuperar os quilos perdidos. As novas células vêm com força total, programadas para acumular muita gordura. Uma célula jovem, não importa a sua função, é sempre mais eficaz.
A influência da alimentação quando criança e adolescente é primordial para a definição dos adipócitos que a pessoa vai carregar por toda vida. Uma pessoa de peso normal tem de 20 a 30 bilhões de células adiposas. Os gordos, de 60 a 80 bilhões. Alguém programado geneticamente para ter 70 bilhões de células adiposas que se alimenta com parcimônia, de preferência alimentos pouco calóricos, ela pode driblar a genética e nunca atingir a quantidade de adipócitos determinada pelos genes. Mas normalmente não é isso que acontece, tanto que 75% das crianças gordinhas serão adultos obesos.

Dieta, redução de estômago, nada adianta: a quantidade de células de gordura não diminui depois dos 20 anos. O máximo que você pode fazer é murchá-las!

Related Post

Previous
Next Post »