Todos
os dias, você liga seu computador para trabalhar, se divertir, navegar
na web, jogar e fazer outras tantas coisas. Poucos segundos após apertar
o botão “power”, um componente importantíssimo entra em cena: o sistema
operacional.
Hoje, o mercado está bem segmentado, mas muitas pessoas ainda usam o Windows. Contudo, a história nem sempre foi assim. Ao longo dos anos, diversas companhias desenvolveram sistemas para se adequar a diferentes tipos de usuários. Hoje, vamos falar um pouco dessas tantas plataformas.
Nessa época, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, esses PCs necessitavam sempre da intervenção humana e não podiam usar rotinas programadas. A história mudou com o primeiro SO.
De início, o sistema foi programado especificamente para um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Apesar de se tratar de um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades.
Assim como seu “pai”, o BSD também adotou a ideia do código fechado (algo que foi mudado décadas depois), mas isso não era exatamente um problema, visto que ele era voltado para o uso em universidade e máquinas de grande porte.
Esse software, que foi desenvolvido por terceiros, era bem rudimentar e contava apenas com alguns componentes básicos: um gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, um programa de inicialização e alguns outros elementos.
Assim como os demais sistemas da época, o Atari DOS era muito limitado e trazia algumas ferramentas bem básicas no menu principal. Ele recebeu uma série de atualizações ao longo dos anos, mas seus códigos não chegaram até a atualidade.
Com o passar do tempo, o Xenix se tornou um dos sistemas Unix mais usados por usuários domésticos. Após alguns anos, a Microsoft vendeu os direitos para terceiras (como a Intel e a SCO), pois resolveu trabalhar com o 86-DOS.
Apesar de fazer um progresso significativo, o sistema Pilot não foi um sucesso comercial, talvez porque ele era algo isolado e custava muito caro.
Além de oferecer as típicas características que existiam no Pilot, o Lisa OS chegou para tornar a usabilidade mais agradável para quem usava o computador em casa. Com um menu superior, a Apple conseguiu conquistar o público.
Ao mesmo tempo, a Apple apostou em um sistema que rodava na plataforma de coprocessamento do Macintosh. O A/ROSE deveria facilitar a introdução de novos hardwares nos computadores da Maçã, mas, infelizmente, o sistema tinha uma série de problemas.
De início, o sistema de Linus Torvalds aproveitou bibliotecas e aplicações do GNU. O curioso desse sistema é que ele não se popularizou como uma plataforma única. Desde o começo, Torvalds distribuiu o Kernel do sistema de forma gratuita, garantindo que diversos outros sistemas pudessem ser desenvolvidos e oferecer novas experiências para os usuários.
Ele era baseado na arquitetura PowerPC e trazia parte dos códigos do UNIX. Foi descontinuado devido ao desempenho insatisfatório e à baixa aceitação do público.
Um dos grandes destaques dele foi o apoio às mais diferentes arquiteturas. O Debian roda em x86, x64, PowerPC, SPARC, ARM, MIPS, S390 e IA-64. Devido à versatilidade, o sistema ganhou muitos descendentes, incluindo o Ubuntu. Atualmente, ele tem uma base gigante de dados e pode se adaptar facilmente a quaisquer necessidades. É um dos sistemas Linux mais usados.
O Mac OS X, como também era chamado, trazia memória protegida, o dock (semelhante ao que é usado até hoje), o terminal, um cliente de email, suporte para OpenGL e outros tantos recursos.
Além dessa funcionalidade, o Kurumin ficou famoso por trazer alguns recursos automáticos. O sistema contava com o “ClicaAki” (o Painel de Controle do Kurumin), que, na verdade, era uma loja simplificada que baixava e instalava os programas em poucos cliques.
Hoje, o mercado está bem segmentado, mas muitas pessoas ainda usam o Windows. Contudo, a história nem sempre foi assim. Ao longo dos anos, diversas companhias desenvolveram sistemas para se adequar a diferentes tipos de usuários. Hoje, vamos falar um pouco dessas tantas plataformas.
A computação era sem forma e vazia
Os computadores gigantes que ocupavam salas inteiras e necessitavam do auxílio de humanos nasceram lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, os quais ditavam o que seria realizado através do próprio hardware.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar
chaves, as quais serviam para indicar se um componente devia ficar
ligado ou desligado. Ao desligar uma chave, por exemplo, a informação
corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz, indicando que
determinada função estava desativada.Nessa época, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, esses PCs necessitavam sempre da intervenção humana e não podiam usar rotinas programadas. A história mudou com o primeiro SO.
1969 - UNIX
- Disponível
- Código fechado
De início, o sistema foi programado especificamente para um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Apesar de se tratar de um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades.
1977 - BSD
- Indisponível
- Inicialmente: código fechado
- Atualmente: código aberto
Assim como seu “pai”, o BSD também adotou a ideia do código fechado (algo que foi mudado décadas depois), mas isso não era exatamente um problema, visto que ele era voltado para o uso em universidade e máquinas de grande porte.
1978 - Apple DOS
- Indisponível
- Código fechado
Esse software, que foi desenvolvido por terceiros, era bem rudimentar e contava apenas com alguns componentes básicos: um gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, um programa de inicialização e alguns outros elementos.
1979 - Atari DOS
- Indisponível
- Código fechado
Assim como os demais sistemas da época, o Atari DOS era muito limitado e trazia algumas ferramentas bem básicas no menu principal. Ele recebeu uma série de atualizações ao longo dos anos, mas seus códigos não chegaram até a atualidade.
1980 - Apple SOS
- Indisponível
- Código fechado
1980 – Xenix
- Indisponível
- Código fechado
Com o passar do tempo, o Xenix se tornou um dos sistemas Unix mais usados por usuários domésticos. Após alguns anos, a Microsoft vendeu os direitos para terceiras (como a Intel e a SCO), pois resolveu trabalhar com o 86-DOS.
1980 - 86-DOS (Q-DOS)
- Indisponível
- Código fechado
1981 - MS-DOS / IBM PC DOS
- Indisponível
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/Studiosnewage)
O software foi muito bem aceito e recebeu modificações ao longo dos
anos. Já na versão 2.0, o MS-DOS suportava HDs de 10 MB e estrutura de
arquivos “em árvore”. Na próxima etapa, a Microsoft adicionou o FAT16 e
suporte para redes. Assim foi o começo do que hoje é o Windows.1981 – Pilot
- Indisponível
- Código fechado
Apesar de fazer um progresso significativo, o sistema Pilot não foi um sucesso comercial, talvez porque ele era algo isolado e custava muito caro.
1982 – SunOS
- Indisponível
- Código fechado
1983 - Apple ProDOS
- Indisponível
- Código fechado
1983 - Lisa OS
- Indisponível
- Código fechado
Além de oferecer as típicas características que existiam no Pilot, o Lisa OS chegou para tornar a usabilidade mais agradável para quem usava o computador em casa. Com um menu superior, a Apple conseguiu conquistar o público.
1984 - HP-UX
- Disponível
- Código fechado
1984 - Mac OS
- Indisponível
- Código fechado
1985 – AmigaOS
- Disponível
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/AmigaOS)
Mesmo sendo um novato, em suas primeiras versões, o sistema já
oferecia interface gráfica. Ele não devia muita coisa para os
concorrentes, mas a corrida era difícil na época. Apesar de não ser um
estouro de vendas, o AmigaOS existe até hoje e funciona em máquinas com
arquitetura PowerPC.1985 - Windows 1.0
- Indisponível
- Código fechado
1985 - RISC/os
- Indisponível
- Código compartilhado
1986 – GEOS
- Disponível
- Código fechado
1986 - LynxOS
- Disponível
- Código fechado
1987 - MINIX
- Disponível
- Código aberto
1987 - OS/2
- Indisponível
- Código fechado
1987 - Windows 2.0
- Indisponível
- Código fechado
1988 - A/ROSE e System 6
- Indisponível
- Código fechado
Ao mesmo tempo, a Apple apostou em um sistema que rodava na plataforma de coprocessamento do Macintosh. O A/ROSE deveria facilitar a introdução de novos hardwares nos computadores da Maçã, mas, infelizmente, o sistema tinha uma série de problemas.
1989 – NeXTSTEP
- Indisponível
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
1990 - Windows 3.0
- Indisponível
- Código fechado
1991 - Linux
- Disponível
- Código aberto e livre
De início, o sistema de Linus Torvalds aproveitou bibliotecas e aplicações do GNU. O curioso desse sistema é que ele não se popularizou como uma plataforma única. Desde o começo, Torvalds distribuiu o Kernel do sistema de forma gratuita, garantindo que diversos outros sistemas pudessem ser desenvolvidos e oferecer novas experiências para os usuários.
(Fonte da imagem: Divulgação/Larry Ewing, Simon Budig, Anja Gerwinski)
O Linux continua em desenvolvimento constante, sendo que seu núcleo
principal é atualizado para englobar novas tecnologias e melhorias. O
principal destaque desse software é que ele somente evoluiu e não
precisou se preocupar com interface gráfica e outros adicionais.
Atualmente, o sistema está na versão 3.11.1991 - System 7
- Indisponível
- Código fechado
1991 - BeOS
- Disponível (como Haiku)
- Código fechado
1991 - Workplace OS
- Indisponível
- Código fechado
Ele era baseado na arquitetura PowerPC e trazia parte dos códigos do UNIX. Foi descontinuado devido ao desempenho insatisfatório e à baixa aceitação do público.
1992 - Windows 3.1
- Indisponível
- Código fechado
1992 – Solaris
- Disponível
- Código fechado
1993 – Debian
- Disponível
- Código aberto e livre
Um dos grandes destaques dele foi o apoio às mais diferentes arquiteturas. O Debian roda em x86, x64, PowerPC, SPARC, ARM, MIPS, S390 e IA-64. Devido à versatilidade, o sistema ganhou muitos descendentes, incluindo o Ubuntu. Atualmente, ele tem uma base gigante de dados e pode se adaptar facilmente a quaisquer necessidades. É um dos sistemas Linux mais usados.
1993 – FreeBSD, NetBSD
- Disponível
- Código aberto
1993 – Slackware
- Disponível
- Código aberto e livre
1994 - Copland (System 8)
- Indisponível
- Código fechado
1994 - SUSE
- Disponível
1995 - Red Hat
- Disponível
1995 - Windows 95
- Indisponível
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Depois de algumas atualizações, o Windows 95 passou a suportar a
leitura de dispositivos USB, o navegador Internet Explorer (que jamais
saiu do sistema da Microsoft) e outras funções. Este sistema foi o
responsável por tornar o Windows o sistema mais usado do mundo.1996 - Rhapsody
- Indisponível
- Código fechado
1997 - Symbian
- Disponível
1998 - Windows 98
- Indisponível
1998 - Mandrake (Mandriva)
- Disponível
1999 - Windows 98 SE
- Indisponível
- Código fechado
1999 - Yellow Dog Linux
- Disponível
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Devido a sua arquitetura, o sistema precisa usar versões alternativas
do Flash e de outros programas. Esse foi também um dos poucos sistemas
Linux que funcionava perfeitamente no PlayStation 3. A última versão,
lançada em 2012, ainda contava com o Kernel 2.6 do Linux.2000 - Windows 2000
- Indisponível
- Código fechado
2000 - Windows ME
- Indisponível
- Código fechado
2000 - Knoppix
- Disponível
2001 - Windows XP
- Indisponível (suporte acaba a partir de 2014)
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
2001 - OS X
- Indisponível
- Código fechado
O Mac OS X, como também era chamado, trazia memória protegida, o dock (semelhante ao que é usado até hoje), o terminal, um cliente de email, suporte para OpenGL e outros tantos recursos.
2002 - Gentoo Linux
- Disponível
2003 - Fedora
- Disponível
2003 - Kurumin
- x86 e x64
- Descontinuado
- Código aberto
Além dessa funcionalidade, o Kurumin ficou famoso por trazer alguns recursos automáticos. O sistema contava com o “ClicaAki” (o Painel de Controle do Kurumin), que, na verdade, era uma loja simplificada que baixava e instalava os programas em poucos cliques.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Infelizmente, o Kurumin foi descontinuado em 2009. A última versão do
sistema foi a NG 8, a qual era baseada no Ubuntu 8. Este foi um sistema
que vai deixar saudades.2004 - Ubuntu
- i486, x86, x64 e ARM
- Disponível
- Atualizações em desenvolvimento
- Código aberto e gratuito
2004 - Mac OS X Tiger
- IA-32, x86-64 e PowerPC
- Disponível
- Código fechado (com componentes de código aberto)
2006 - Linux Mint
- i486, x86 e x64
- Disponível
- Código aberto e gratuito
2006 - OpenSUSE
- IA-32, x86 e x64
- Disponível
- Código aberto e gratuito
2006 - Windows Vista
- IA-32, x86 e x64
- Disponível
- Código fechado
2007 - iOS
- ARM e arquiteturas proprietárias
- Disponível
- Atualizações em desenvolvimento
- Código fechado
2008 - OpenSolaris
- SPARC, IA-32, x86, x64, PowerPC, System z on z/VM e ARM
- Descontinuado
- Código aberto e gratuito
2008 - Android
- ARM, x86, MIPS e i.MX
- Disponível
- Atualizações em desenvolvimento
- Código aberto (com drivers proprietários)
2009 - WebOS
- ARM
- Disponível
- Código aberto
2009 - Windows 7
- IA-32, x86 e x64
- Disponível
- Código fechado
2009 - Mac OS X Snow Leopard
- x86 e x64
- Disponível
- Código fechado (com componentes de código aberto)
2010 - Windows Phone
- ARM
- Disponível
- Código fechado
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
2010 - Bada
- ARM
- Substituído pelo Tizen
- Código misto (aberto e proprietário)
2011 - Chrome OS
- x86 e ARM
- Disponível
- Código aberto
- Recursos na nuvem
2011 - Mac OS X Lion
- x86 e x64
- Disponível
- Código fechado (com componentes de código aberto)
(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)
2012 - Tizen
- x86 e ARM
- Disponível
- Código misto (aberto e proprietário)
2012 - Windows 8
- x86, x64, IA-32 e ARM
- Disponível
- Atualizações em desenvolvimento
- Código fechado
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)
2013 - Ubuntu Touch
- x86 e ARM
- Em desenvolvimento
- Código aberto
2013 - Firefox OS
- ARM
- Em desenvolvimento
- Código aberto
(Fonte da imagem: Reprodução/Mozilla)
2013 - Xbox OS
- x86
- Em desenvolvimento
- Código fechado
2013 - Orbis OS
- x86
- Em desenvolvimento
- Código fechado