A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) acabaram de criar o programa BGD, sigla para Brazilian Game Developers, visando justamente promover, em escala internacional, os games criados em estúdios brasileiros. O programa prevê o fechamento de negócios para a exportação de títulos, a proximidade entre negociações estrangeiras e nacionais e a capacitação das empresas envolvidas para o mercado global.
O programa já conta com nove associados que desenvolvem jogos no Brasil: MTI Studio, Playerum, Daccord, Hoplon, Redalgo, 3D Voyage, Arena 46, Luckee e Interama.
Tudo funcionaria mais ou menos da seguinte forma: os afiliados ao BGD levam seus jogos a serem exportados nas reuniões empresariais e terão, num primeiro momento, cinco minutos para apresentá-los aos executivos. Numa etapa posterior, a conversa pode tomar proporções concretas para rolar um fechamento de negócio. Ao site G1, Ale McHaddo, presidente da Abragames, disse que “isso [a reunião] é muito comum no audiovisual, mas com games os negócios são fechados mais rapidamente”.
O programa BGD deve ser anunciado em caráter oficial em algum momento da próxima semana.
Via BJ