Segundo pesquisa com os usuários de viaturas, uma das maiores preocupações é a necessidade de alertar os policiais da aproximação de potenciais ameaças pela traseira do veículo. Isto porque o agente policial normalmente tem de desempenhar várias tarefas dentro do carro, como escrever relatórios, monitorar o computador de bordo ou radar.
O "modo de vigilância" é um olho extra para a sua proteção, especialmente à noite e com visibilidade baixa. Quando ele está no veículo estacionado e ativa o sistema, a câmera traseira e os sensores de pontos cegos e obstáculos monitoram continuamente a área traseira. Se alguém se aproxima, o sistema fecha os vidros, trava as portas e dispara um alarme na cabine.
A ideia é uma criação de Randy Freiburger, supervisor de engenharia da Ford. Ele passou várias horas rodando com policiais e viu os perigos que eles enfrentam na rotina de patrulhamento e investigação. "Posso dizer por experiência própria que a segurança dos policiais à noite é um problema crítico", diz Freiburger. O novo equipamento faz parte da proposta do Ford Police Interceptor de colocar a proteção e segurança como prioridade máxima, em suas versões sedã e utilitário.
Fonte: Ford