Andrew Cotton, de 35 anos, tentava quebrar um recorde mundial em Nazaré, um tradicional reduto de altas ondas ao norte de Lisboa, quando uma onda de mais de 18 metros o atingiu.
"A queda foi grande, mas não foi tão ruim. Mesmo assim, eu fiquei submerso por muito tempo, cerca de 15 segundos", afirmou.

Quando a segunda onda se aproximou, Cotton mergulhou e se preparou para o impacto. Ele disse que, dessa vez, foi como ser atingido por um caminhão. "Eu hiperestendi o músculo do braço direito, senti como se meu braço tivesse sido arrancado", conta.
Depois de ser atingido por uma terceira onda, Cotton foi resgatado por um dos jet skis que o acompanhavam.
O surfista diz que quer voltar a Nazaré ainda em dezembro para tentar quebrar o recorde de maior onda já surfada - uma formação de quase 24 metros de altura em 2011, também na praia portuguesa.
Em 2013, a surfista Maya Gabeira - cinco vezes campeã do principal campeonato mundial de surfe em ondas grandes - teve um acidente semelhante em no local ao tentar quebrar um recorde pessoal. Ela foi resgatada inconsciente, mas se recuperou e teve apenas o tornozelo quebrado.
Assista o vídeo aqui