O artista suíço Fabian Oefner resolveu misturar seu lado cientista com sua paixão pela fotografia. Em seu estúdio caseiro, ele cria experiências simples que descobre em sites científicos e fotografa as cenas. O resultado são imagens que parecem ter saído de outro planeta.
“O que estou tentando fazer é juntar os mundos da arte e da ciência”, disse Oefner em uma palestra do TED (fundação privada sem fins lucrativos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias). E ele consegue fazer essa união com fotografias de cenas científicas cotidianas, mas surpreendentes, seja com uma imagem de uma bolha de sabão no exato momento em que estoura, ou com o registro de líquidos estranhos que se comportam de maneira peculiar.
Veja algumas de suas fotos:
Abaixo, você pode conferir um vídeo que mostra a produção da série Black Hole, que são as tintas modeladas por força centrífuga:
A arte de Fabian Oefner consegue ao mesmo tempo tocar o coração e o cérebro de quem vê. As imagens psicodélicas do artista nunca são só tinta colorida espalhada. Por exemplo: você consegue imaginar como o artista conseguiu o efeito abaixo?
A imagem animada acima mostra ondas sonoras. Fabian conseguiu tornar o som visível colocando pequenos cristais em cima de um alto-falante. Quando o aparelho transmitia música, a vibração fazia com que os cristais se movessem para cima e para baixo. Isso tudo acontece muito rápido, mas com uma câmera que captura mais de três mil quadros por segundos da LG, o fotógrafo conseguiu fazer muitas imagens incríveis.
Veja mais algumas imagens do “som visível” de Fabian Oefner: